A visão dos acadêmicos de Relações Internacionais sobre o Mercosul: diagnóstico geral de suas análises

Por Henrique Neto Santos¹

Resumo

A presente dissertação tem como objeto central de estudo a percepção dos acadêmicos argentinos e brasileiros sobre o Mercado Comum do Sul (Mercosul) a partir da produção de dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de entrevistas com acadêmicos que tiveram a oportunidade de orientar trabalhos acadêmicos. O espaço temporal da pesquisa compreende o período entre os anos de 1991 (ano de assinatura do Tratado de Assunção) e 2016. Uma vez que o papel da universidade e da academia é a produção e disseminação do conhecimento (ou seja, compartilhar ideias, conceitos, pesquisas, interpretações e resultados), a hipótese apresentada considera que esse saber ali produzido apresenta originalidade limitada porque em geral baseia-se em teorias cujos enfoques não foram a priori desenvolvidos para o caso sul-americano, e esse fato influencia a maneira como se pensa e como se projeta a integração regional nesses países. Utilizam-se os pressupostos do arcabouço teórico-metodológico construtivista pois considera-se regiões são socialmente construídas, que o neutro e completo afastamento entre objeto de análise e observador não é factível e que os valores, as ideias, a linguagem, a cultura e fatores da política doméstica dos Estados moldam os interesses dos atores concordando que, no longo prazo, é possível mudança de e na estrutura do Sistema Internacional. O trajeto histórico desde o estabelecimento dos Estados na Bacia do Prata é percorrido até a consolidação do Mercosul levando-se em conta sua estrutura e sua evolução. O histórico da criação das universidades e do estabelecimento da pós-graduação na Argentina e no Brasil também é considerado. A coleta e análise do material, que seguiu metodologia específica, trouxe como resultado um panorama geral da produção acadêmica argentina e brasileira sobre o Mercosul, permitindo a verificação das universidades que mais produziram teses e dissertações, quais a teorias mais utilizadas e de que maneira os acadêmicos enxergam o bloco, além de ser possível verificar se e como realizam comparações com a União Europeia.

Palavras-chave: América do Sul. Integração Regional. Mercosul. Universidades. Construtivismo.


Henrique Neto Santos: Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Campus de Franca (2013). Editor da Revista Espirales (ISBN 2594-9721) (2017-atualmente). Editor e Revisor do Observatório de Política Externa Brasileira do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES) (2010-2014);


Referencia: NETO SANTOS, H. (2019). A visão dos acadêmicos de Relações Internacionais sobre o Mercosul: diagnóstico geral de suas análises. Universidade da Integração Latino Americana, Foz do Iguaçu, Parana, Brasil.

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